O governo dos Estados Unidos entrou em paralisia nesta quarta-feira (1º) após o Congresso não conseguir aprovar um projeto orçamentário para financiar o governo federal. Com isso, diversos serviços públicos começarão a ser suspensos nas próximas horas. Essa paralisação, conhecida como “shutdown”, é a 15ª desde 1981, e traz impactos relevantes para a economia e, especialmente, para o mercado cripto.
O que causou o shutdown americano?
O impasse no Congresso gira em torno dos programas de assistência à saúde, que os democratas querem estender antes de aprovarem o orçamento. Por outro lado, os republicanos, liderados por Donald Trump, defendem que a saúde e o financiamento do governo sejam tratados separadamente. O clima político ficou tenso. Trump ameaçou demitir servidores e encerrar programas ligados aos democratas, caso a paralisação aconteça.
As negociações não avançaram nas últimas semanas. Senadores tentaram aprovar o orçamento, mas a proposta recebeu apenas 55 dos 60 votos necessários, adiando a decisão. Até que o orçamento seja aprovado, o governo federal funcionará apenas com serviços essenciais.
Impactos práticos do shutdown nos EUA
Milhares de servidores públicos foram colocados em licença, enquanto outros, que atuam em serviços essenciais, podem ter os salários suspensos, com pagamentos retroativos quando o orçamento for restabelecido.
No setor aéreo, atrasos podem aumentar, pois a Administração Federal de Aviação (FAA) enviará 11 mil funcionários para casa. Já 13 mil controladores de tráfego aéreo trabalharão sem receber salário. A última paralisação, em 2019, causou filas e restrições em aeroportos como o de Nova York.
Além disso, parques, museus e zoológicos federais podem fechar. Ponto turísticos famosos, como a Estátua da Liberdade, também pararão as visitas. Entretanto, programas como pagamentos de aposentadorias, benefícios de invalidez, alguns programas de saúde e o serviço postal continuarão ativos, pois não dependem de orçamento aprovisionado pelo Congresso.
Em segurança, o FBI, a Guarda Nacional, patrulhas de fronteira e fiscalização de imigração seguirão operando. No Pentágono, mais da metade dos funcionários civis serão afastados, e contratos fechados antes da paralisação continuarão válidos para garantir a segurança nacional.
Como o shutdown afeta o mercado cripto
A paralisação pode atrasar a divulgação de importantes dados econômicos, o que afeta políticas públicas e gera insegurança nos investidores. O mercado cripto, especialmente volátil, costuma reagir com queda quando cresce a instabilidade política e econômica global.
Recentemente, o Bitcoin sofreu forte pressão negativa no mercado diante da possibilidade de pausa do governo dos EUA. A preocupação dos investidores com o shutdown cria aversão ao risco, reduzindo o fluxo de capital nos ativos digitais.
Além disso, o atraso em políticas econômicas e a incerteza sobre a estabilidade institucional dos EUA podem gerar impactos prolongados no mercado global de criptomoedas, reforçando a volatilidade típica desse segmento.

Perspectivas e acompanhamento
Investidores devem estar atentos às negociações no Congresso americano, pois a resolução do orçamento pode reverter o cenário. A retomada da normalidade administrativa dos EUA tende a fortalecer os mercados financeiros, inclusive o cripto.
Enquanto isso, a instabilidade mantém a pressão sobre o Bitcoin e outros ativos digitais, criando oportunidades para investidores com perfil mais agressivo.
Para ficar atualizado sobre os impactos do shutdown e outras notícias do mercado cripto, acesse o nosso portal toke.news.


